1° Semestre


 Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola I
Ementa: Práticas comunicativas de compreensão e produção oral e escrita em língua espanhola em contextos significativos. Perguntas e opiniões pessoais. Estratégias argumentativas. Iniciação à produção de textos em língua espanhola.


 Produção Textual
Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do linguístico e do não linguístico, articulados com o ensino de Ciências.


 Língua Espanhola I
Ementa: A língua espanhola no mundo. Aspectos culturais do universo hispânico. Estruturas linguísticas e comunicativas de nível básico pertencentes aos registros culto e coloquial, tanto do espanhol escrito quanto da língua oral. Desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola. Trabalho orientado para a prática das seguintes habilidades: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita.


 Língua Portuguesa I
Ementa: Estudo da fonologia da Língua Portuguesa. Conceitos básicos de fonema e alofone. Os fonemas vocálicos e consonantais da Língua Portuguesa. Relação entre fonética, fonologia e ortografia.


 Introdução aos Estudos Literários
Ementa: A constituição dos estudos literários. A literariedade como objeto da teoria literária; multissignificação e mimese. Língua, cultura e literatura. Características do discurso literário.

 

 Língua e Cultura Latina
Ementa: Gramática básica do Latim Clássico: morfologia nominal e verbal, sintaxe, leitura de textos clássicos.

 

 Alfabetização digital
Ementa: Perspectiva histórica da informática. Uso do console e digitação de textos. Conceitos de sistemas de arquivos. Elementos de ambientes gráficos. Fundamentos da Internet e seus serviços. Formatação de textos (hipertextos e documentos). Programas de desenho.


2º Semestre

 

 Compreensão e Produção de Textos em Língua Espanhola II
Ementa: Estratégias de leitura. Dificuldades e problemas de leitura e produção de textos. Estudo dirigido ao texto e os seus elementos estruturantes. Práticas e exercícios.

 

 Língua Espanhola II
Ementa: Ampliação do estudo das estruturas linguísticas e comunicativas de nível básico pertencentes aos registros culto e coloquial, tanto do espanhol escrito quanto da língua oral.

Diferenças morfossintáticas que oferecem dificuldades aos luso-falantes. Desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola. Trabalho orientado para a prática das seguintes habilidades: compreensão leitora e auditiva, produção oral e escrita.

 

 Língua Portuguesa II
Ementa: Estudo e reflexão sobre os componentes mórficos e morfológicos da Língua Portuguesa. Mecanismos que presidem a organização das unidades significativas da Língua Portuguesa. Classes de palavras.

 

 Teoria da Literatura
Ementa: Teoria da literatura: origem, natureza, finalidades. Os conceitos de literatura: o fenômeno literário e as correntes da teoria da literatura. Os gêneros literários. A periodização literária.

 

 Introdução aos Estudos Linguísticos I
Ementa: Breve histórico dos estudos pré-saussureanos. A contribuição de Saussure e suas decorrências teóricas e metodológicas. As correntes linguísticas póssaussureanas. Estudo crítico das gramáticas normativas.

 

 Metodologia do Ensino e da Pesquisa Científica
Ementa: Ciência e cientificidade. A natureza do método científico. Elaboração de referências bibliográficas, segundo a ABNT. Fichamento. Resumo. Resenha. Elaboração de trabalhos científicos em Seminários de Pesquisa. Normas técnicas para elaboração de trabalhos de pesquisa em seminários e eventos científicos. A pesquisa científica e sua aplicação ao ensino de línguas.

 

3º Semestre

 

 Fundamentos da Educação I
Ementa: Teorias sociológicas da educação. Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar, educação e mercado.

 

 Fonética e Fonologia de Língua Espanhola
Ementa: Estudo dos sistemas fonético e fonológico da língua espanhola. Contrastes entre a língua espanhola e o português: dificuldades para os luso-falantes. Atividades de percepção e produção que incluam aspectos específicos da fonologia e fonética espanhola, desde as unidades mínimas à frase.

 

 Língua Espanhola III
Ementa: Classe, estrutura e formação de palavras em língua espanhola. Formação do vocabulário espanhol. Processos de criação lexical e identificação das unidades lexicais. Desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas. Aprofundamento na aquisição de estratégias de compreensão e expressão oral e escrita.

 

 Língua Portuguesa III
Ementa: Aplicação da morfossintaxe: relações morfológicas e sintáticas entre as palavras. Funções sintáticas e análise sintática interna da oração. Sintaxe de concordância e sintaxe de colocação.

 

 Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira I
Ementa: Literatura colonial: Barroco e Arcadismo. Literatura nacional: características gerais do Romantismo, projeto de literatura nacional, as três gerações poéticas do romantismo: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves. O romance romântico: um novo gênero no Brasil, o projeto Alencariano e o Brasil: romance urbano, romance históricoindianista e romance regionalista, o dissidente Manuel Antonio de Almeida e o romance picaresco. O Naturalismo de Adolfo Caminha, com Bom-Crioulo. O Impressionismo e Raul Pompéia, com O Ateneu. O Realismo e a prosa inconfundíveis de Machado de Assis: DomCasmurro. A poesia do fim do século: Parnasianismo e Bilac. Simbolismo e Cruz e Souza.

 

 Introdução aos Estudos Linguísticos II
Ementa: Fundamentação linguística do ensino de Língua Portuguesa como língua materna. A língua em uso e os padrões do discurso. A competência linguística, a competência pragmática e a competência comunicativa. A aula de língua portuguesa sob a perspectiva funcional.


 Teorias da Educação
Ementa: Estudo de algumas das principais abordagens teóricas referentes ao processo de ensino e aprendizagem; análise da relação professor/aluno destacando a importância da fundamentação teórica para a prática docente e demonstrando a relação indissolúvel entre o ato pedagógico e o contexto social, político e econômico no qual o discente se insere.

 

4º Semestre

 

 Fundamentos da Educação II
Ementa: Concepções sobre o processo pedagógico e suas implicações histórico-filosóficosociológicas; categorias que orientam o ato pedagógico; relação entre filosofia e prática pedagógica. Antropologia filosófica e educação. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas.


 Linguística Aplicada: Ensino de Língua Espanhola
Ementa: Localização do ensino de línguas dentro da ciência de linguística aplicada. Estudo de pressupostos do ensino contemporâneo de línguas e de teorias recentes de aquisição de segunda língua e língua estrangeira. Apresentação de aspectos teóricos e práticos relacionados à interlíngua de aprendizes de línguas.

 

 Língua Espanhola IV
Ementa: Desenvolvimento das estruturas intermediárias da língua espanhola, necessárias à comunicação no idioma, envolvendo leitura e compreensão de textos escritos, bem como à produção oral e escrita. Enriquecimento do vocabulário. Desenvolvimento de conhecimentos de fonética e fonologia.


 Língua Portuguesa IV
Ementa: A sintaxe da oração. Classificação das orações e estrutura do período: relação de coordenação e subordinação entre períodos.

 

 Introdução ao Estudo de Literatura Brasileira II
Ementa: Pré-modernismo no Brasil: características contrastivas em relação à época anterior – autores: Lima Barreto, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato. Semana de Arte Moderna; pressupostos básicos, vanguardas européias, contextualização sócio-políticas do Brasil e o evento da Semana.

 

 Psicologia da Educação
Ementa: A Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

 

 Estudo da Língua Brasileira de Sinais
Ementa: Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, sistema linguístico de natureza visual-motora, sua estrutura e gramática.

 

5º Semestre

 

 Língua Espanhola V
Ementa: Aperfeiçoamento do caráter receptivo e produtivo da Língua, preocupando-se com o desenvolvimento das habilidades linguísticas como um todo em nível médio e avançado.

 

 Língua Portuguesa V
Ementa: Estudo das estruturas sintáticas da língua portuguesa de acordo com a proposta
estruturalista e gerativista e funcionalista respectivamente.

 

 Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Ementa: O ensino da Língua Portuguesa e da Literatura: questões epistemológicas. O processo ensino-aprendizagem como processo e como sistema; dimensões política, técnica e humana do ensino da Língua Portuguesa e da Literatura. A língua portuguesa e a literatura e a formação do leitor.

 

 Introdução ao Estudo de Literaturas de Língua Espanhola
Ementa: Introdução ao estudo do texto literário hispânico. Procedimentos específicos de poesia, prosa, teatro e ensaio. Figuras do discurso literário. Panorama histórico da literatura espanhola e hispano-americana, com leitura e análise de obras representativas.

 

 Introdução ao Estudo de Literatura Portuguesa
Ementa: Literatura Portuguesa: das origens ao Pré-Romantismo, com ênfase na poesia e na narrativa.

 

 Seminário de Culturas Africanas e Indígenas
Ementa: A linguagem e a cultura: relações da língua e da cultura portuguesa com as línguas e culturas africanas e indígenas. Abordagem de aspectos significativos da história e da

cultura dos povos indígenas e africanos no Brasil.

 

 Didática
Ementa: Organização do projeto político-pedagógico (níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo (paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise critica das orientações curriculares nacionais para a educação.

 

6º Semestre

 

 Metodologia do Ensino de Língua Espanhola
Ementa: Apresentação dos diferentes métodos, técnicas e meios usados no ensino de línguas estrangeiras. Diferentes concepções do ensino da Língua Estrangeira Moderna e a percepção da identidade cultural. O momento da reflexão linguística. Análise do ensino de Línguas Espanhola na realidade educacional brasileira. Alternativas metodológicas e desenvolvimento de atividades práticas.

 

 Estudos Culturais de Língua Espanhola
Ementa: Visão de conjunto do processo de identidade da cultura hispânica com ênfase em seus traços definidores, assim como em diversas manifestações de sua cultura artística e seu pensamento, para uma caracterização geral deste amplo universo cultural.

 

 Língua Espanhola VI
Ementa: Aperfeiçoamento do caráter receptivo, produtivo e comunicativo da língua. Desenvolvimento das habilidades linguísticas com um todo em nível avançado. Ampliação do estudo de questões fonológicas, morfossintáticas e semânticopragmáticas da língua espanhola. Análise de aspectos específicos da gramática do espanhol e contraste com a da língua portuguesa.

 

 Língua Portuguesa VI
Ementa: Estudo da sintaxe da língua portuguesa de acordo com o modelo sistêmicofuncional.

 

 Literatura Espanhola
Ementa: Visão diacrônica da literatura espanhola do medievo até hoje, com ênfase na modernidade literária. Estudo de textos que dão perfil a esse conjunto literário.

 

 Estágio
Ementa: Relação dialógica teoria-prática e realidade. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental e Médio. A práxis do docente. O papel da avaliação e da pesquisa no processo de formação do professor.

 

7º Semestre

 

 Língua Espanhola VII

Ementa: Sistema semântico-pragmático do espanhol. Aprimoramento no uso das estratégias de compreensão e expressão oral e escrita.

 

 Língua Portuguesa VII
Ementa: Estudo das diversas correntes da semântica e suas aplicações no ensino; análise semântica de textos.


 Literatura Hispano-americana
Ementa: Visão de conjunto do processo de integração da literatura hispano-americana e das principais tendências da modernidade literária, com ênfase no estudo de figuras e textos representativos da literatura contemporânea.

 

 Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura I
Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de português e literatura. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua portuguesa e de literatura. Vivência no ensino de português e literatura. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental. Planejamento, execução e avaliação de aulas de português e literatura e relatório.

 

 Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I
Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de espanhol como língua estrangeira. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua estrangeira. Vivência no ensino de espanhol como língua estrangeira. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Fundamental. Planejamento, execução e avaliação de aulas de espanhol como língua estrangeira e relatório.

 

8º Semestre

 

 Língua Espanhola VIII
Ementa: Análise contrastiva da gramática do português e do espanhol: da ideia à língua. A tradução.

 

 Língua Portuguesa VIII
Ementa: Estudo da estilística da língua portuguesa. Análise estilística de textos.

 

 Políticas Públicas da Educação
Ementa: Análise e discussão das políticas públicas de educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e sua articulação com as demais políticas sociais.

 

 Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II
Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de português e literatura. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua portuguesa e de literatura. Vivência no ensino de português e literatura. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Médio. Planejamento, execução e avaliação de aulas de português e literatura e relatório.

 

 Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II
Ementa: Preparação de currículos e programas de ensino de espanhol como língua estrangeira. Análise de livro e recursos didáticos. Reflexões sobre os materiais didáticos e o público-alvo. Reflexão sobre a legislação referente ao ensino de língua estrangeira. Vivência no ensino de espanhol como língua estrangeira. Observação e prática docente em regência de classe em Escolas de Ensino Médio. Planejamento, execução e avaliação de aulas de espanhol como língua estrangeira e relatório.

 

 Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Produção de um trabalho acadêmico-científico.